Tratamento de Alcoolismo elimina Sintomas de Dependência

Santa Catarina - SC


Tratamento de Alcoolismo elimina Sintomas de Dependência

O tratamento de alcoolismo tem sido cada vez mais buscado, visto que o consumo de bebida alcoólica por pessoa no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), chegou a 8,9 litros. Seus sintomas de dependência aos poucos na clínica de reabilitação vão sendo eliminados.

Este é um número que supera a média internacional que é de 6,4 litros. Dados alarmantes, como 3,3 milhões de pessoas que morrem em todo o mundo por conta do uso de álcool. O uso de álcool é um hábito bastante comum no Brasil, mas quando a frequência aumenta, é hora de se preocupar.

Começa com a cerveja, mas depois passa para as bebidas com maior porcentagem de álcool. O sofrimento que o alcoolismo causa no indivíduo é muito grande, mas também abate os familiares e pessoas próximas.

A importância do tratamento de alcoolismo

O atendimento a pacientes para o tratamento de alcoolismo na rede pública de saúde aumenta todo o ano. São milhares de pessoas que sofrem dessa doença de difícil cura e crônica, mas que possui tratamento. A ingestão de álcool está começando cada vez mais cedo, o que explica o número de alcoólatras crescer no país.

É muito importante que diante de uma internação, seja internação involuntária, internação voluntária ou compulsória, a família também esteja apta a receber um tratamento.

É essa consciência dos familiares próximos que ajuda na inserção do paciente ao tratamento, visto que muitas das motivações para o uso da bebida provenham de situações do dia a dia.

Como há uma demanda cada vez maior para o atendimento às pessoas que sofrem de alcoolismo, faz com que menos leitos em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) estejam disponíveis.

Não há como dispensar o cuidado para essa população, sendo necessário perceber que há problemas que drogas e álcool trazem, necessitando de um tratamento de alcoolismo e tratamento de drogas.

O alcoolismo não possui cura, como qualquer outro tipo de dependência química. O que há de opção é o tratamento. Em boa parte dos casos, o paciente não consegue perceber o nível do seu envolvimento com a bebida, nega o uso, bem como recusa as 

opções de tratamentos e de suporte oferecidos pelos familiares.

Para esse tipo de caso, é necessário começar o tratamento ajudando o indivíduo a reconhecer o seu problema, bem como a importância de largar o vício. Costumam ser uma regra geral que no começo seja fundamental a internação para que haja a desintoxicação completa do indivíduo. Nos casos em que há a negação, encaminhar para a internação involuntária é o único caminho.

Em relação aos tipos de tratamento de alcoolismo, existem diversos métodos que podem ser utilizados, mas é necessário que todos se complementem. É importante que cada caso seja analisado individualmente para que assim possa se indicar o melhor tratamento, se adaptando às necessidades e níveis de dependência do paciente.

A desintoxicação é o primeiro passo e um método utilizado em todos os tipos de dependência química. É um processo que tem o objetivo cortar a substância, tratando os efeitos físicos do uso prolongado do álcool, mas não é um tipo de cura.

Depois que o paciente passa pela desintoxicação, é normal que haja recaídas, por isso, que é necessário que este tratamento seja feito em uma clínica de reabilitação, pois lá é possível ter o cuidado e a manutenção do tratamento.

Bem como a desintoxicação, é importante que o usuário passe por terapias em grupo e terapias individuais. É uma maneira de complementar o avanço causado pela desintoxicação.

O apoio de uma equipe de profissionais, bem como o aconselhamento de pessoas que já passaram pelo mesmo processo, faz com que essa ajuda seja um meio válido para o avanço no tratamento de alcoolismo.

Há também o tratamento que utiliza de medicamentos, sendo um complemento que muitas vezes ajuda, mas também pode prejudicar o avanço. O objetivo de utilizar o medicamento é ajudar o paciente a controlar a sua vontade de beber. Estes medicamentos quando utilizados sem a ajuda de um profissional, costumam não ter sucesso, por isso deve-se buscar uma clínica de recuperação.

O alcoolismo causa efeitos não só na saúde mental do indivíduo, mas na sua saúde física. A doença quando não é tratada causa mais malefícios, agravando os sintomas antigos. Por conta disso, é tão importante que haja o reconhecimento da doença, bem como o encaminhamento para o tratamento, a fim de reduzir os danos causados e eliminar os sintomas da dependência.

A Clínica de Recuperação Viva Vida Santa Catarina - SC é um local que oferece uma equipe de profissionais de diversas áreas, apto a entregar o apoio e suporte ao dependente químico tratando de resolver os aspectos da saúde física e mental.

Ao entrar na clínica, o paciente recebe um diagnóstico e recebe o tratamento que mais se adéqua ao seu caso, garantindo que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.

Fale com nossa equipe de profissionais através de nosso Chat Online ou WhatsApp agora mesmo.

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.