A internação obrigatória (compulsória ou involuntária, nos termos da LRP) consiste em medida necessária ao tratamento da pessoa que esteja padecendo de sofrimento psíquico grave, com risco para si e/ou para terceiros, ou para a sociedade, exigindo, para tanto, a emissão de laudo médico circunstanciado que a justifique. Ressalte-se, ainda, que o uso da medida deverá ser determinado pelo juiz competente (no nosso entender, em ambos os casos) com a observância da legislação em vigor, a qual “levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários” (artigo 9º, Lei 10.216/2001). Levando a crer que Posso ser Internado contra Minha Vontade?
O artigo 5o da Constituição diz que todos somos livres e que temos direito (e não obrigação) à vida. Essa liberdade inclui o direito de fazermos com nossas vidas o que quisermos. Se eu quiser viver na miséria, viver na rua ou me matar, eu posso. A lei não pode me obrigar a trabalhar, a viver em uma casa ou me punir se eu tentar me matar.
Na Clínica de Recuperação Viva Vida Santa Catarina - SC trabalhamos com a Internação Involuntária e Internação Compulsória para homens e mulheres de qualquer idade.
Trata-se de uma situação de urgência/emergência médico-psiquiátrica.
Muitas vezes há a necessidade de internação psiquiátrica quando existe risco de o paciente causar dano para si ou outras pessoas. Por vezes o próprio paciente não possui condições de discernir essa necessidade, ou seja, não possui juízo crítico de sua situação, e nessas condições a sua internação é realizada mesmo que ele não concorde, a chamada internação involuntária.
A decisão por uma internação psiquiátrica é um ato exclusivamente médico e apenas ele tem a capacidade de indicar e realizá-la. Trata-se de uma situação excepcional, e que deve ser muito ponderada levando-se em conta os benefícios e prejuízos disso. Quando há a possibilidade de um suporte familiar intensivo para o momento da crise e atendimento médico ambulatorial de perto, em geral isso pode ser evitado.
Internação Involuntária Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC
Ao entender e reconhecer o problema o mais importante é tentar um diálogo com a pessoa, principalmente se for muito próxima, como um filho por exemplo. Esse diálogo não deve conter julgamentos, mas se durante o mesmo não se vê que a pessoa reconhece o problema, então é hora de agir de forma diferente para que não haja um problema maior depois.
A internação involuntária é o tipo de processo que pode ser simples ou não, ela possui respaldo da Lei 10.216 de 06 de abril de 2001 e veio para o momento em que família ou responsáveis não sabem o que fazer com o dependente químico. A internação involuntária divide opiniões, porém ela é uma solução desde que a clínica responsável saiba como lidar.
Se a internação involuntária ocorre de forma correta e o centro é especializado e possui uma equipe multidisciplinar, então tudo fica ainda mais fácil. Principalmente para o próprio dependente. Afinal, a internação involuntária acontece justamente para que o mesmo seja desintoxicado e passe por etapas de ressocialização de uma maneira geral.
Para mais informações sobre tratamentos e métodos oferecidos pela Clínica de Recuperação Viva Vida Santa Catarina - SC, entre em contato com a equipe de atendimento!