Sabemos que o apoio é fundamental durante o tratamento de um dependente químico, sendo essa uma realidade bem presente no Brasil, onde, de acordo com relatório desenvolvido pelo UNODC, 29 milhões de adultos são dependentes de drogas no país. Durante o tratamento o psicológico dos dependentes eles se encontram muito abalados, devido à abstinência à droga ou até mesmo devido a problemas de saúde decorrentes da dependência. Conheça alguns passos que para ajudar o dependente químico na recuperação que você pode seguir para auxiliar alguém nessa situação, confira:
Entenda a dependência química
O primeiro passo fundamental para ajudar alguém que sofre com algum tipo de dependência química, é buscar entender o problema pelo o qual a pessoa está passando. Nesse sentido, buscar entender as motivações que levam ao vício é crucial para transpassar confiança para o dependente.
A dependência química pode afetar qualquer indivíduo, independente de fatores econômicos ou sociais, nesse sentido, é fundamental entender que qualquer pessoa está sujeita ao vício e não atribuir a dependência a uma causa específica do dependente.
Estabeleça limites para lidar com o dependente
Um passo importante diante da situação de lidar com dependentes químicos, é saber quais os limites existentes entre o seu relacionamento com o viciado. Isso porque é necessário que você compreenda quando você não possui capacidade suficiente para ajudar a pessoa, nesses casos onde a ajuda de um profissional da área se faz mais necessária para recuperação do dependente.
Não confronte o dependente químico
É comum durante o tratamento contra o vício, a presença de distúrbios comportamentais. Nesse sentido, é comum que os dependentes químicos se tornem mais agressivos ou até mesmo mais frágeis do ponto de vista emocional. Independente de qual seja a maneira como os sintomas de manifestem, o ideal e preferível é que você não confronte o dependente, visto que esse momento de recuperação é um momento de confusão emocional, onde qualquer pequeno comentário pode gerar uma verdadeira explosão de sentimentos e frustrações, o que pode acabar resultando em recaídas do dependente.
Avalie-se antes que tentar ajudar um dependente químico
A dependência química é algo sério, onde deve ser levado em consideração todos os problemas do dependente químico. Nesse sentido, é válido afirmar que ter um conhecimento prévio acerca do seu perfil é fundamental para saber lidar com o dependente. Por isso, antes de tentar lidar com o viciado busque centros de reabilitação e de apoio aos dependentes, para buscar entender como funciona toda a mecânica por trás dos dependentes. Lembre-se sempre
que a ajuda adequada sempre parte do profissional especializado, mesmo que a família e entes queridos sejam de grande apoio, mas é imprescindível a busca pelo profissional competente, como o grupo de atuantes da Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC que trabalha há um bom tempo nesse segmento e ajuda, com qualidade e segurança, a lidar com essa situação da melhor forma possível para o paciente e familiares.
O que pode levar ao desenvolvimento do vício?
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da dependência química. Fatores emocionais, psicológicos, sociais e até biológicos podem contribuir para o desenvolvimento da dependência química. Outro fator muito importante que pode desempenhar papel crucial para o desenvolvimento da doença, é o ambiente em que o indivíduo se encontra. Isso porque se o ambiente em que o viciado em potencial vive é um ambiente onde o uso drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, é constante, as chances de esse indivíduo desenvolver a dependência química podem aumentar em até quatro vezes.
Por fim, não se esqueça de ir à procura de profissionais capacitados para ajudar no tratamento, levando em consideração, para ter os melhores resultados, a nossa indicação da Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC!
Chame agora via WhatsApp: (11) 94797-6909