Quando um indivíduo possui problemas psiquiátricos sejam de nascença, ou comprovados por exames médicos, os quais apresentam riscos para a integridade do paciente, dos familiares ou da sociedade, pode ser solicitada a internação psiquiátrica involuntária.
Respaldo na lei
Ao contrário do que as pessoas pensam, a internação psiquiátrica não é um ato violento, desrespeitoso e sem respaldo na lei. Todo o processo é autorizado por um familiar, um jurista e a clínica especializada neste serviço.
Se o paciente for menor de idade, é preciso comunicar aos órgãos de proteção à criança e ao adolescente sobre a situação, e assim tomar as medidas cabíveis.
A internação só ocorre, após terem sido analisados o histórico do paciente, os exames médicos mais recentes, os laudos emitidos por um Psicólogo e Psiquiatra, a autorização expressa dos pais (ou responsáveis legais) e da própria Justiça do país.
Todos são iguais perante a Lei, portanto, devem ser tratados com respeito e empatia, apesar de a condição psicológica deles estar comprometida para a tomada de decisões racionais.
Qual a clínica indicada para a internação
A Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC, é pioneira no ramo de tratamento, reabilitação e recuperação de pacientes com dependência alcoólica, química ou com problemas psiquiátricos graves.
Há 17 anos no mercado, a instituição foi fundada no Estado de São Paulo, e hoje conta com 53 unidades espalhadas pelo país. Um time de profissionais especializados, trabalham dia e noite pelo bem-estar e segurança dos pacientes, sendo estes:
- Médicos;
- Enfermeiros;
- Psicólogos;
- Psiquiatras;
- Terapeutas Ocupacionais;
- Conselheiros;
- Assistentes Sociais;
- Cozinheiros;
- Nutricionistas;
- Seguranças;
A Viva Vida Santa Catarina - SC, possui estrutura adequada para receber os pacientes, seja por tempo determinado ou indeterminado. O conforto oferecido pelas instalações, bem como a área de lazer são diferenciais da instituição de saúde.
Todas as licenças legais para o pleno funcionamento do lugar, estão em dia, e também o asseio na preparação dos alimentos, na limpeza do ambiente e na manutenção de equipamentos e utensílios.
Site da Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC: https://www.clinicavivavida.com.br/internacao-psiquiatrica.php.
A maior preocupação dos familiares, antes de darem entrada com o processo de internação involuntária, é se o ente querido vai sofrer com a ausência deles ou vai ser maltratado no lugar.
Essa é uma dúvida plausível, já que em alguns casos o paciente precisa ficar um tempo sem receber visitas, para a sua rápida recuperação, evitando que fique agitado e perca a concentração.
Na Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC, os familiares, amigos e responsáveis, podem entrar em contato quando quiserem com os administradores do lugar, e marcarem as visitas aos pacientes, respeitando-se as recomendações e os cuidados médicos individuais.
Duração e formas de tratamento
O tratamento de um paciente psiquiátrico, envolve profissionais especializados, e que administrem os medicamentos necessários para que o indivíduo recobre a consciência e a racionalidade, de si mesmo.
Há casos onde os pacientes nasceram com algum tipo de problema psiquiátrico, sendo também necessária a administração de medicamentos controlados, que devolvam ao indivíduo a qualidade de vida que ele merece.
A duração do tratamento pode variar de um paciente para outro, e os profissionais da saúde analisam a resposta aos medicamentos, e as reações adversas que porventura possam sentir.
A internação psiquiátrica involuntária, é aplicada também àqueles indivíduos com transtornos de personalidade, bipolaridade, tendências ao suicídio e agressividade sem motivo aparente.
A medicação administrada para cada um dos pacientes, pode ser fraca, média ou forte. A tolerância às substâncias contidas nos medicamentos, são analisadas por toda a equipe de médicos, Psicólogos e Psiquiatras da clínica.
O cérebro do ser humano é um mistério. As causas para os problemas psiquiátricos se desencadearem, podem ser várias. Algumas acompanham o paciente ainda no ventre da mãe, e em seu nascimento; outras se manifestam ao longo da infância, da adolescência e da vida adulta.
As frustrações mal resolvidas ao longo da vida, traumas de infância, pouco afeto ou ausência dos pais, relação conflituosa com drogas e álcool na adolescência e juventude, desapego emocional, abuso sexual ou psicológico, podem ser fatores que ajudam a desencadear tais problemas.
Como seres humanos, precisamos estar atentos aos sinais emitidos por nossos entes queridos. Alguns escondem o sofrimento, e não conseguem lidar com as emoções e problemas vindos da mente.