Diferentes abordagens de tratamento para usuários de drogas

Santa Catarina - SC


Diferentes abordagens de tratamento para usuários de drogas

O número de dependentes químicos revela a necessidade de locais especializados no tratamento para usuários de drogas. Esses locais precisam ter uma abordagem em seus tratamentos que consiga atender as diferentes necessidades dos pacientes, com profissionais multidisciplinares para oferecer um tratamento completo.

Existem diferentes abordagens que também podem ser encontradas em locais diferentes, sendo indicadas de acordo com a gravidade da dependência. Algumas são mais fáceis de serem revertidas, onde o paciente tem mais consciência e autonomia. Em outros casos, há a necessidade de uma interferência maior.

Tratamento de drogas

O tratamento para usuários de drogas precisa ser abordado pensando nas diferentes causas que fizeram o paciente começa a abusar das substâncias. Essas causas podem ser biológicas, sociais e psíquicas. Desse modo, é necessário envolver diferentes profissionais que possam atuar diretamente nesses segmentos.

De maneira completa, um tratamento vai contar uma abordagem para desintoxicação, sob supervisão médica. Essa é uma parte fisiológica que pode durar alguns dias, mas a vontade de voltar para a substância dura meses. Pode ser oferecida algumas medicações para diminuir os desconfortos ou minimizar as complicações médicas.

Há também a reabilitação, onde os pacientes aprender como modificar os seus comportamentos para conseguir manter a abstinência. Passam por aconselhamento individual e familiar, com grupos de autoajuda promovendo maior consciência nos pacientes.

Os diferentes tipos de abordagens que podem ser indicadas para o tratamento de dependência química podem contar com a necessidade de internação ou não. As clínicas de recuperação conseguem oferecer diferentes abordagens promovendo uma reabilitação segura. Confira as principais abordagens:

Ambulatorial

Nesse tipo de Tratamento para usuários de drogas, o paciente não precisa ser internado. Recebe um acompanhamento periodicamente com consultas médicas e psicológicas para conseguir definir o melhor tipo de abordagem terapêutica para cada paciente, podendo ser terapia individual, em grupo ou com uso de medicamentos.

Desintoxicação

O paciente passa por uma internação de um a dois meses para conseguir receber a fase de desintoxicação química, contando com os cuidados médicos para os problemas físicos que o vício causa. A dependência química pode levar a infecções e doenças graves. Recebe também o atendimento psicológico para poder passar pelo período de abstinência e reduzir o risco de recaída.

Comunidade terapêutica

Essa é uma unidade que procura reproduzir a maneira com que o paciente vai voltar a viver socialmente depois do tratamento. Normalmente, as internações ~são mais longas, começando a partir de seis meses. Nesse tempo, o paciente estimulado com trabalhos e outras atividades para reconquistar a sua autonomia. Também é nesse período que ele restabelece os vínculos familiares.

Moradia assistida

Essa é uma das abordagens que costuma ser indicada para aqueles que não tem família, sendo um local para buscar Tratamento para usuários de drogas. A principal regra é estar em abstinência e se convive com outros ex-usuários. Nesse local, eles ficam livres para trabalhar, estudar e também recebem responsabilidades com a casa.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o tratamento para dependência química? Entre em contato com a gente!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.