A dependência alcoólica acomete pessoas de todas as idades, independentemente da classe social, no Brasil e no mundo. O vício acaba destruindo famílias inteiras, relacionamentos amorosos, vida social e individual.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o dependente alcoólico não consegue parar sozinho com o vício, pois enfrenta a dificuldade de reconhecer que precisa de ajuda.
Os principais sintomas da dependência alcoólica
A dependência alcoólica possui quatro sintomas principais, os quais são igualmente destrutivos a longo prazo. É preciso que a família fique atenta aos sinais e comportamentos da pessoa, a fim de ajudá-la a se livrar do vício:
- Compulsão: uma necessidade incontrolável por consumir bebida alcoólica;
- Incapacidade de parar de beber após a primeira dose;
- Dependência física: a necessidade de beber fica tão forte, que se ficar um dia sem ingerir a bebida alcoólica, os sintomas de abstinência começam a aparecer: náuseas, suores, tremores e ansiedade;
- Tolerância ao álcool: o organismo começa a se acostumar com grandes quantidades de álcool no sangue, tornando-se assim mais tolerante e menos propenso a parar de beber;
Quando um ou mais desses sintomas passam a ser recorrentes, mesmo que a pessoa não perceba, a vida dela estará em risco. O excesso de álcool no organismo, causa uma série de problemas de saúde no fígado, nos rins, no pâncreas, no coração e nos intestinos.
O impacto emocional que o vício causa, deixa a pessoa com a auto estima baixa, tendência a se isolar da família ou dos amigos, começa a faltar ao emprego, perde o interesse por atividades prazerosas, e entre outros comportamentos destrutivos.
Buscando ajuda – tipos de internação para a reabilitação
Existem diversas clínicas de reabilitação no Brasil, dispostas a ajudarem não só ao dependente alcoólico, como também às famílias deles. Uma delas, é a Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC, que atende aos dependentes alcoólicos da melhor maneira possível, com respeito, atenção e dignidade.
Existem casos mais graves, onde somente a reabilitação em grupos de apoio, torna-se ineficaz. Por isso, a solução encontrada é dar entrada em um processo de internação do paciente.
Se o dependente quiser se internar, é chamado de internação voluntária. Se apresentar riscos para si mesmo, para a família e para a sociedade, é preciso interna-lo involuntariamente. Há casos em que o juiz emite uma ordem de internação, sendo esta chamada de compulsória.
A clínica, possui infraestrutura e corpo clínico de profissionais comprometidos com a saúde do indivíduo, dispostos a ajudar da melhor maneira possível aos pacientes:
- Médico psiquiatra – especialista em dependência alcoólica e química;
- Psicólogos;
- Farmacêuticos;
- Acupunturistas;
- Terapeutas;
- Monitores;
- Pedagogos;
- Educadores Físicos;
- Assistente Social;
- Hipnólogo;
- Conselheiros;
O site da Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC é: http://www.ctvivavida.com.br/rotina.html, para maiores informações aos que desejam saber mais sobre o assunto, bem como os meios de internação (voluntária, involuntária e compulsória).
Há também grupos de apoio como o Alcoólicos Anônimos (AA), que de maneira simples, auxiliam o dependente alcoólico a se reintegrar na sociedade, bem como ser aceito na família.
A dependência química ou alcoólica, não é algo simples e fácil de lidar. Até que o problema seja de fato identificado e o paciente decida se tratar, pode ser um caminho longo.
Conversar abertamente com os membros familiares sobre todos os assuntos, é ideal, não só para fortalecer os laços parentais, como para estabelecer uma relação saudável e de confiança a longo prazo.
Ninguém está imune a qualquer tipo de vício que seja, por isso, criticar, julgar e condenar essas pessoas, não as faz ser melhores. Pelo contrário, coloca-se uma barreira entre elas, impedindo que um ser humano ajude o outro.
A dependência alcoólica tem tratamento e cura. Depende da força de vontade do paciente, do apoio da família e principalmente, a vontade do indivíduo em estabelecer planos para o futuro, realizar sonhos, estando livre de julgamentos, críticas e da necessidade em se isolar.
Mais de 70% das pessoas no Brasil, sofrem com a dependência alcoólica. Esse é um resultado preocupante e assustador, principalmente entre os jovens. Tudo em excesso faz mal ao organismo.
Se algo passa a ser praticado com mais frequência do que o normal e interferindo em outras atividades, é hora de repensar as atitudes.
Fale com nossa equipe de profissionais através de nosso Chat Online ou WhatsApp agora mesmo.