Clínica feminina para dependentes químicos

Santa Catarina - SC


Clínica feminina para dependentes químicos

Ao pensar em clínica feminina para dependentes químicos é muito importante ter alguns cuidados na hora de escolher uma. O espaço deve ser pensado para receber esse paciente com um ambiente acolhedor, com tratamento respeitoso, paciência, carinho e também bons profissionais.

A mulher que chega pode ser uma adolescente, adulta, não importa, mas por conta da dependência química chega muito abalada. É necessário tratar o seu físico, seu emocional e a sua mente, que pode ter passado por diferentes traumas por conta do uso de drogas ou pela falta de habilidade para lidar com essas questões.

Por ter dificuldade em lidar com essas situações do cotidiano e que fazem parte da vida de quem usa alguma substância química de maneira abusiva, elas podem ter novos e maiores problemas em relação a si mesmas.

Dependência química em mulheres

Em relação a dependência química, as mulheres têm um número menor do que os homens, mas são um grande grupo de risco no Brasil. Por mais que tenham uma taxa de abuso menor, apresentam números que estão subindo. Elas bebem menos e usam menos drogas, mas adoecem mais rápido e de maneira mais grave.

Da mesma forma, é importante que a dependência química seja vista diferente com as mulheres, para ter uma abordagem que seja particular para esse grupo. É necessário ter essa divisão para conduzir um tratamento que seja mais eficiente, conduzindo a um atendimento que possa tratar das suas dores particulares.

O consumo feminino de drogas tem crescido e chega em números assustadores, demandando a procura por ajuda. Podem apresentar mais resistência a procurar uma clínica por terem mais vergonha e por ser uma situação que ainda é um grande tabu na sociedade.

Tratamento feminino de dependência química

Um bom tratamento para uma mulher dependente química tem que começar desde o momento do acolhimento. A paciente precisa se sentir mais bem acolhida do que quando está em casa, desse jeito, ela consegue confiar muito mais rapidamente no espaço e adere ao tratamento com maior facilidade.

Depois que a clínica feminina para dependentes químicos consegue conquistar a confiança da paciente, é a hora de começar a tratar os seus emocionais. Falar com ela sobre os traumas, medos, sentimentos que não foram bem resolvidos, defeitos de caráter, distorção da realidade para poder fazer com que ela resgate os seus valores morais.

O ambiente tem que ter o compromisso e a obrigação de conhecer a fundo os seus pacientes, recebendo a ajuda da família e oferecendo também apoio para os mesmos que passam por um momento complicado. É a hora de tratar de todas as lacunas que estão faltando para que a paciente possa sair recuperada.

É papel da família também participar do tratamento na clínica de recuperação, pois eles serão os primeiros a acolher depois que o tratamento acabar. Por isso, a família tem que estar sempre presente, procurando saber novidades, saber sobre a evolução do tratamento, fazendo vistas para conversar e participando também dos grupos de ajuda.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.