Como funciona a Internação Dependente Químico Plano de Saúde ? Conheça as clínicas de recuperação que aceitam planos de saúde e convênio médico.
Casos assim estão cada vez mais recorrentes e o limite de tempo de internação para o tratamento de dependentes químicos por planos de saúde desperta controvérsias. De acordo com a recente matéria do jornal Folha de S. Paulo, o número de acórdãos no TJ-SP envolvendo o tema “dependência química” aumentou: enquanto em 2001 eram 11, em 2016, foram 92 decisões.
Isso acontece devido razões contratuais e de coparticipação no custeio de uma internação psiquiátrica, sendo que a última que não está prevista na “lei dos planos de saúde” (9.656/98). Hoje, a maioria dos planos de saúde apresentam cláusulas nos contratos que obrigam o usuário a custear até 50% da internação a partir do 31º dia.
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, porém, reconhece a possibilidade do plano de saúde em estabelecer as doenças que terão cobertura, mas não o tipo de tratamento utilizado para a cura de cada uma. Desta forma, a recusa do tratamento sem justificativa por operadoras de planos de saúde pode gerar reparação por dano moral ao cliente. Conforme decisões recentes do STJ, o dano moral se dá porque aflição psicológica e de angústia no espírito.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão governamental responsável por regular o setor dos planos de saúde em tratamento de dependente químico. Assim, quando se trata de saber mais informações sobre os nomes de planos de saúde e se eles prestam bons serviços, nada melhor do que consultá-la para obter essas informações.
Poucos sabem, mas o papel das agências reguladoras, como é o caso da ANS, é estipular medidas e ações através da edição de regras para disciplinar o funcionamento do serviço – ou seja, com isso o consumidor não fica refém das operadoras de saúde, podendo recorrer ao órgão quando sente que seus direitos estão sendo desrespeitados.
Portanto, as limitações temporais e a coparticipação no custeio das internações, impostas pelas operadoras de saúde no tratamento dos distúrbios mentais e comportamentais, são abusivas e vêm sendo repelidas pelo Poder Judiciário, que tem decidido em favor do consumidor e considerado nulas as cláusulas que restringem os direitos dos pacientes e colocam em risco o próprio objeto do contrato de plano de saúde.
Veja mais Detalhes!
4 Refeições Diárias
Terapeutas
Psicologas
Psiquiatra
Nutricionista
Tempo de tratamento / Internação:
3 Meses (90 Dias ) e 6 meses (180 dias)
Visita 1x por mês dependendo a clinica de recuperação
Ligação 1x por semana dependendo a unidade de reabilitação
Monitoramento 24 horas
Internação Voluntária
Internação Compulsória e Psiquiátrica
Serviço Tercerizado de Remoção de Dependentes Químicos e Alcoólatras 24 horas por dia.
Clinica Masculina
Clinica Feminina
Clinica Menores de Idade
Clinica Idosos
A Dependência Química é considerada um transtorno mental, em que o portador desse distúrbio perde o controle do uso da substância, e a sua vida psíquica, emocional, espiritual e física vai se deteriorando gravemente. Nessa situação, a maioria das pessoas precisa de tratamento em clínicas de recuperação e de ajuda competente e adequada.
Trabalhamos na Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC a 16 anos com o tratamento de desintoxicação garantindo a integridade , descrição e sigilo de cada paciente e familiar ,fale com um especialista hoje mesmo . Compromisso e Seriedade é o que nos destacam como a melhor clinica de recuperação para dependência química e alcoolismo.
Fale com nossa equipe de profissionais através de nosso Chat Online ou WhatsApp agora mesmo.