Clínica de Alcoólicos

Santa Catarina - SC


Clínica de Alcoólicos

Só quem lida com o vício do alcoolismo sabe o quanto é difícil controlar a compulsão de beber. Assim, não só o indivíduo sofre, mas também toda a sua família. Em casos como esse, somente uma reabilitação em uma Clínica de alcoólicos, será precisamente eficaz.

A clínica de reabilitação Viva Vida Santa Catarina - SC 

Ao escolher a clínica de reabilitação , a família do indivíduo deve pesquisar bastante sobre a reputação da instituição, a equipe médica, a estrutura do lugar e as atividades oferecidas.

Uma das clínicas de recuperação para alcoólicos , é a Viva Vida Santa Catarina - SC, que oferece um atendimento personalizado aos pacientes, com ética, respeito e dedicação à recuperação dos indivíduos.

Na instituição, são disponibilizados os seguintes serviços:

- Médico Psiquiatra (especialista em dependência alcoólica);

- Psicólogos;

- Farmacêuticos;

- Acupunturistas;

- Terapeutas;

- Monitores;

- Pedagogos;

- Educador Físico;

- Assistente Social;

- Hipnólogo;

- Conselheiros;

Os pacientes da clínica Viva Vida Santa Catarina - SC , possuem um cronograma diário de atividades, contando com:

- Horário de acordar às sete horas da manhã, café-da-manhã, reunião de espiritualidade, atividades de responsabilidades, reuniões dos doze passos;

- Almoço, atendimento ocupacional, atividades esportivas, plano de prevenção a recaída, terapia racional emotiva, acompanhamento terapêutico, lazer, vídeo terapia, treinamento de habilidades sociais e enfrentamento da situação de risco.

Para maiores informações, pode-se consultar o site da Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC : http://www.ctvivavida.com.br/rotina.html.

O processo de internação

O protocolo de internação realizado pela clínica de reabilitação , pode ser de variados tipos:

- Internação involuntária: é realizada quando o dependente alcoólico não consegue largar o vício por si mesmo, tampouco aceita a ajuda; pensando no bem-estar físico e mental do paciente, a família pode dar entrada no processo de internação involuntária;

- Internação voluntária: é realizada quando o dependente alcoólico aceita, e reconhece o vício, buscando ajuda em uma clínica de reabilitação;  

- Internação Compulsória: é emitida por um juiz, que reconhece a necessidade de uma internação imediata de um paciente;

Verificada a necessidade da internação do paciente, a família deverá saber como funciona o processo de reabilitação realizada pela clínica. A equipe médica analisa cada paciente, e de forma individualizada inicia o tratamento para a desintoxicação.

O período mínimo para internação, é de seis meses no mínimo. Na Clínica Viva Vida Santa Catarina - SC, os pacientes podem interagir com os outros internos, para que a socialização possa acontecer de forma tranquila.

Em algumas clínicas de reabilitação contra o álcool, os pacientes devem levar alguns objetos pessoais para uso próprio, como:

- Uma Bíblia;

- Um documento original (Identidade ou CPF), cópia do cartão do SUS ou do plano de saúde;

- Caderno e caneta;

- Folhas sulfite A4;

- Jogos de roupas de cama;

- Cobertores ou edredons;

- Travesseiro;

- Toalhas de banho;

- Roupas íntimas e meias;

- Calças jeans e bermudas;

- Camisetas e pijamas;

- Roupas de frio e calor;

- Pente ou escova de cabelo;

- Higiene Pessoal: escova e pasta de dentes, fio dental, toalha de rosto, sabonete, saboneteira e bucha de banho;

- Alicate de unha;

- Tênis, chinelos, sandálias ou sapatos;

- Shampoo, condicionador, desodorantes, repelentes;

- Cotonete, filtro solar, escova, balde e prendedores de roupa;

- Aparelho de barbear, sabão em pó ou em barra, papeis higiênicos, cloro e amaciantes;

Esses itens são básicos para que os pacientes se cuidem, e também tenham responsabilidades com os seus pertences. Realizar essas atividades de rotina, fazem com que eles se sintam úteis, capazes de concluir tarefas no dia-a-dia.

Nas primeiras semanas, a família não poderá visitar ao ente querido na clínica, já que este passa pelo processo de desintoxicação, tornando-o um tanto frágil e propenso a desistir do tratamento, caso veja algum parente.

Para evitar essa situação, os familiares devem, por mais difícil que seja, aceitar e apoiar o tratamento contra o alcoolismo do paciente, para que esse seja realmente eficaz a longo prazo, e as recaídas sejam mais difíceis de acontecer.

Todo o apoio psicológico é oferecido também às famílias dos pacientes, para que estes consigam lidar com a dependência alcoólica do indivíduo, da melhor forma possível.

Oferecer apoio, respeito, dedicação e informação, é a melhor maneira de ajudar um dependente alcoólico. Portanto, julgar e condenar o indivíduo, só irá piorar a situação, levando-o a perder-se mais.

Fale com nossa equipe de profissionais através de nosso Chat Online ou WhatsApp agora mesmo.

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.