Casa de Recuperação Feminina

Santa Catarina - SC


Casa de Recuperação Feminina

Não são só os homens que sofrem com a dependência química e alcoólica . Milhares de mulheres (adolescentes, jovens, adultas e até idosas) são internadas em Casas de recuperação femininas para a reabilitação do vício de drogas e álcool, fazendo assim uma desintoxicação completa.

A dependência química e alcoólica são casos sérios, que deve ser tratado com a ajuda de profissionais da saúde, em conjunto com a família da paciente.

Comportamentos e situações agravantes

No caso dos adolescentes e jovens, muitas vezes os amigos e colegas de escola apresentam-lhes a droga ou a bebida pela primeira vez. Por não saberem como lidar com a situação devido à imaturidade, acabam aceitando experimentá-las.

No começo, tudo parece apenas brincadeira, aventura e a necessidade de se afirmar para o grupo de amigos. Mas, ao passar do tempo, a vontade de consumir álcool e drogas em maior quantidade, fica mais evidente.

Assim, o que era apenas brincadeira, passa a ser uma dependência. Infelizmente, os pais, parentes ou responsáveis legais só ficam sabendo do vício das filhas (sejam elas maiores de idade ou não), quando já estão completamente dependentes e deterioradas.

Quando esse vício se arrasta por anos a fio acompanhando a adolescência, a juventude e a fase adulta, faz com que o dependente não consiga mais viver sem as substâncias, tampouco se libertar sozinho.

Antes, ele dizia para si mesmo que seria só brincadeira, e que poderia parar quando quisesse. Mas, as substâncias químicas e alcoólicas quando consumidas com frequência, tiram toda a sobriedade e lucidez da pessoa, impedindo-a de tomar decisões racionais e para seu próprio bem.

Internação em casas de recuperação feminina 

Não é pequeno o número de jovens dependentes de drogas e álcool, que ainda enfrentam uma gravidez indesejada. A má formação do feto, complicações no parto e o abandono dos filhos, são situações reais das meninas e mulheres viciadas.

  • Nas casas de recuperação específicas para o público feminino, as profissionais da saúde sabem exatamente como lidar com essas situações, levando-as a recuperar a dignidade, a vontade de viver e o vício.

É o caso da Casa de Recuperação Viva Vida Santa Catarina - SC , que trata também as dependentes químicas e alcoólicas. Para isso, as pacientes têm que querer ajuda, ou a família pode intervir e requisitar a internação.

No site da Casa de Recuperação Viva Vida Santa Catarina - SC , os familiares podem conhecer um pouco do trabalho dos profissionais, e escolher o melhor tratamento: https://www.clinicavivavida.com.br/cidades-atendidas/sao-paulo/casa-de-recuperacao-feminina.

Uma ala feminina de recuperação específica é ideal, para que as jovens e mulheres não se sintam constrangidas de conviverem com outros pacientes homens.

  • Uma profissional de saúde da Casa de recuperação feminina tem a função de acolher as pacientes, dando apoio psicológico, psiquiátrico, integração com os membros da instituição, e verificação do nível de dependência.
  • A partir dessa avaliação e processo, o tratamento a elas será personalizado de acordo com cada caso, incluindo a desintoxicação das substâncias químicas e alcoólicas de forma gradual.
  • Além do mais, as necessidades da mulher de falar, se expressar, e se curar são diferentes dos homens.
  • Em casas de recuperação femininas, são realizados tratamentos psicológicos, físicos e psicossociais, levando-as a descobrirem novas atividades satisfatórias na vida.
  • Um dos desafios que elas enfrentam é voltar a conviver em sociedade, já que o medo da recaída ainda é constante. Nesses momentos, a família, os amigos e os profissionais de saúde devem dar total apoio, força e amparo a elas.

Os tratamentos realizados

Os familiares devem estar cientes dos procedimentos e tratamentos disponíveis e administrados nas pacientes, de forma a acompanharem todo o desenvolvimento e evolução do caso. Os procedimentos realizados nas casas de recuperação, podem ser:

- Tratamento contra a dependência química feminina;

- Tratamento recaída da dependência química;

- Tratamento voluntário da dependência química;

- Método de tratamento para dependentes químicos;

- Tratamento de reabilitação da dependência química;

- Tratamento psicológico e abordagem neuropsicológica;

- Tratamento contra o alcoolismo feminino;           

Independentemente da idade, quanto mais cedo se diagnosticar e tratar a dependência química e alcoólica, mais rápido e eficaz será o tratamento a longo prazo.

Esperar que a paciente decida se tratar, pode ser um caminho perigoso, pois o vício só piora a cada dia, impossibilitando-a de pedir ajuda, seja para a família ou aos amigos.

Fale com nossa equipe de profissionais através de nosso Chat Online ou WhatsApp agora mesmo.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.