O papel da família é fundamental para ajudar um ente querido que sofre com algum tipo de dependência química. No Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pelo Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família, Unifesp), cerca de 28 milhões de pessoas têm algum ente familiar que é dependente químico. A família, quem passa maior parte do tempo com o indivíduo, será o “porto seguro” de qualquer pessoa. Nesse sentido, é fundamental a família saber lidar com os problemas decorrentes da dependência química. Assim, conheça algumas dicas de como a família deve lidar com o dependente químico, confira:
Conhecer a situação do dependente
O primeiro passo para lidar com qualquer tipo de dependente químico, é fundamental entender como a doença atinge o dependente. Isso porque é muito mais fácil buscar compreender para tentar ajudar a pessoa que sofre com o problema, do que julgar e gerar embates que não ajudam em nada no tratamento, o que pode surtir um efeito totalmente contrário e agravar ainda mais o vício.
Por isso, busque entender como o vício atinge a pessoa, quais os hábitos que a pessoa desenvolve e outras características, para que você consiga ajudar de maneira satisfatória o dependente nesse momento tão difícil.
Cuide da sua saúde
Lidar com dependentes químicos é algo que exige muito. Nesse sentido, buscar manter uma sanidade mental assim como a saúde psicológica e física, é fundamental para tornar esse processo o menos conturbado possível. Por isso, antes de se jogar de cabeça em ajudar alguém que sofre com algum tipo de dependência, busque cuidar da sua saúde para garantir que você continuará bem. Uma das formas seria procurar auxílio médico especializado com profissionais de confiança, como na Clínica Viva Vida Amazonas - AM, onde há o atendimento para esses tipos de casos com a segurança de que a qualidade de vida da pessoa tratada, mediante a observação de todos os aspectos indicados pelo profissional, seja assegurada.
Não julgue quem sofre com o problema
Uma atividade muito difícil em casos de dependentes químicos, é entender o que contribui de maneira significativa para o agravamento do vício. Isso porque durante esse processo estressante, é comum julgamentos acerca do estado de dependência do indivíduo, o que pode ter efeito negativo sobre o tratamento, visto que pode desencadear um efeito negativo no psicológico do indivíduo e promover recaídas no tratamento.
Tenha limites e imponha regras.
Um dos principais problemas em lidar com dependentes químicos na família, é ceder às chantagens emocionais. Nesses casos, impor limites e regras são essenciais para o sucesso no tratamento, visto que não cedendo às chantagens você não somente está se ajudando, mas também quem mais precisa de ajuda, o dependente químico.
Tenha paciência
A paciência é peça chave para enfrentar esse momento. Isso porque lidar com dependentes químicos é algo que exige tempo e muita paciência, por isso, ter paciência durante todo o processo é crucial para o apoio ao dependente, assim como êxito em todo o tratamento.
Busque ajuda de um profissional
Buscar ajuda de um profissional é fundamental para ajudar no tratamento. Isso porque o apoio da família é fundamental para o tratamento, mas na grande maioria dos casos não é capaz por si só solucionar os problemas da dependência. Por isso, buscar ajuda médica é um dos passos mais importantes para que o processo de recuperação do dependente seja progressivo.
Como já dito acima, a nossa indicação de corpo de profissionais competentes é na Clínica Viva Vida Amazonas - AM, procure e prove você mesmo os bons resultados de ser assistido por profissionais qualificados e comprometidos com os bons resultados de seus trabalhos!
Chame agora via WhatsApp: (11) 94797-6909